21/06/2023  

Uma das principais novidades é a disputa no Potro do Futuro e Derby das modalidades de Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido, já a partir de 2023.

O Conselho de Administração da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) aprovou, na última segunda-feira (24/4), uma série de mudanças no “Regulamento de Esportes” da raça, que passaram pela validação da Diretoria Executiva. No total, oito modalidades esportivas passam a ter novas regras que já valem a partir de 1º de julho de 2023 – início do novo ano hípico.


Uma das principais novidades é a inclusão das modalidades de Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido nas provas do Potro do Futuro e Derby. “Esse foi um pedido que a diretoria recebeu e estruturou para ter a aprovação do Conselho, possibilitando aos potros que não conseguiram chegar 100% nas provas técnicas, uma oportunidade de correr no cronômetro e não perder todo o processo de treinamento”, explica Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.


Dentre outras mudanças, a ABQM também irá realizar um Evento Juvenil, a partir de 2024, exclusivo para animais de três anos hípicos. “Nós já implementamos a regra de que entre julho e dezembro esses animais não podem participar de provas, começando a sua carreira esportiva, somente a partir de janeiro do próximo ano. O 1º Evento Juvenil será, então, exclusivo para os animais com três anos hípicos, e acontecerá junto com o 33º Congresso Brasileiro de 2024, onde eles terão a oportunidade de competir na categoria cavalo juvenil. A proposta é darmos destaque para esses animais, que a partir de julho passam a competir no Potro do Futuro e já no ano hípico seguinte no Derby, desta forma, passando por todos os eventos oficiais da raça”, avalia Neto Garcia, vice-presidente de Esportes da ABQM.


Confira todas as mudanças homologadas pelo Conselho de Administração da ABQM:

- Animais com três anos hípicos não podem participar de categorias oficiais entre julho e dezembro de cada ano, exceto nas modalidades de Conformação e Western Pleasure;

- Excluir idade máxima para permanecer no quadro de jurados oficiais;

- Incluir as modalidades Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido no Potro do Futuro e no Derby;

- Homologar as Categorias Ranch Sorting Amador Feminino e Team Penning Amador Feminino;

- Em Ranch Sorting e Team Penning zerar a fotocélula a cada 5 inscrições;

- Em Laço em Dupla, categoria Amador Light ser handicap até 2,5, independente se é na Cabeça ou no Pé;

- Em Laço em Dupla, categoria Amador Principiante ser handicap até 1,5, independente se é na Cabeça ou no Pé;

- Em laço individual e laço individual técnico na categoria amador light, não ser permitido a participação de competidores handicap 4 e na categoria amador principiante, não ser permitido a participação de competidores handicap 3 e 4 na ANLI (Associação Nacional de Laço Individual)

- Criar a categoria Working Cow Horse Profissional Light 20;

- Criar a categoria Working Cow Horse Amador Principiante Box;

Criar a categoria Western Pleasure Profissional Light 15;

- Em Vaquejada, na categoria de Jovem, o competidor de esteira poderá ser de qualquer categoria;

- Para os paratletas do Tambor, a Premiação do ABQM Awards será para o competidor mais pontuado de cada Handicap;

- Criar o Evento Juvenil, a partir de 2024.
 

Todas as mudanças passam a valer a partir do 1º de julho de 2023.

 

 

 
GO Leilões © Todos os direitos reservados.
Tire suas dúvidas