22/08/2022  

Em média, 50% das crianças atendidas apresentaram melhora significativa nos parâmetros de equilíbrio, lateralização, noção corporal e atenção concentrada.

O projeto piloto "Novo Tempo na Ressocialização: Pós-Covid" realizado pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, já apresenta resultados positivos. Desde setembro do ano passado, a ação social atende 20 alunos, entre 8 e 11 anos de idade, da rede municipal de ensino, com quadro de Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperativa (TDAH).

Um balanço parcial com os resultados obtidos nos seis primeiros meses do trabalho foi divulgado pela Diretoria Executiva da Associação Quartista, neste sábado (23), durante o 45º Campeonato Nacional. Em média, 50% das crianças beneficiadas pelo projeto apresentaram melhora significativa nos parâmetros de equilíbrio (47%), lateralização (61%), noção corporal (72%) e atenção concentrada (58%).
 
"Esses dados foram obtidos através de testes específicos e os resultados foram realmente significativos. É o nosso dever mostrar a toda sociedade que esse é um trabalho sério. O impacto do cavalo não foi só para as 20 crianças, mas também para todas as suas famílias. O cavalo consegue ser uma ferramenta de inclusão social. O Quarto de Milha é o cavalo da família brasileira. A semente foi plantada", diz a fisioterapeuta e coordenadora do H | C Centro de Equoterapia de Araçatuba, Carolina Vicentini.

A Daniele é mãe do Eduardo, de 11 anos, e conta que o filho sempre teve dificuldades de socializar com outras crianças. Depois de procurar várias formas de tratamento, foi na Equoterapia que o menino conseguiu desenvolver novas habilidades.

"O projeto veio pra mim em uma hora que eu já não tinha mais o que fazer. Hoje, o Eduardo é um novo menino, com autonomia e que acredita mais em si mesmo. Pra mim é uma mudança que fez toda a diferença. Ele está se superando, se reconhecendo e descobrindo todo o seu potencial. O projeto foi aquela luz que eu estava procurando. Só tenho a agradecer realmente", diz Daniele de Souza.  

 Em 2022, a ABQM deverá investir R$ 1 milhão de reais em projetos sociais com a Equoterapia direcionados para às forças de segurança e também refugiados.

"O cavalo é uma importante ferramenta de inclusão social que além de crianças também deverá ajudar na ressocialização de militares das forças de segurança e também refugiados. Nossa meta é ampliar o projeto EquoABQM para todos os estados brasileiros e ajudar cada vez mais pessoas através do cavalo", afirma Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM. 

Projeto EquoABQM

Desde 2013, a ABQM realiza o projeto social e atualmente apoia 25 centros de Equoterapia de todo o país, filiados a ANDE-Brasil. Os beneficiados recebem dedicação total dos profissionais, desde a escolha dos animais até a linha terapêutica das atividades para um melhor desenvolvimento nos quadros clínicos.

A atividade terapêutica com o auxílio de cavalos - chamada de Equoterapia, é um método multidisciplinar que utiliza os equinos para reabilitação educacional, social e bem-estar. Mais de 200 praticantes da Equoterapia já foram beneficiados, desde o início do projeto pela ABQM.

"A ABQM sabe da sua obrigação com a responsabilidade social. É uma causa nobre cuidar de quem mais precisa com a ajuda do cavalo Quarto de Milha", finaliza Caco Auricchio, presidente da Associação Quartista.

 

 

 
GO Leilões © Todos os direitos reservados.
Tire suas dúvidas